Terror no Brasil-Novembro de 2006
A partir de 1º de dezembro, ''Turistas'' vai mostrar nas telas dos EUA a história de jovens americanos passando férias no Brasil. Férias que terminam em morte, rapto e tráfico de órgãos.
Rodado em locações brasileiras, como a cidade de Ubatuba, o longa é o primeiro do estúdio norte-americano Fox Atomic, criado neste ano pela Fox Films a fim de conquistar o público adolescente.
Receosa pelo impacto que o filme pode ter sobre o turismo brasileiro, a Embratur montou uma força-tarefa para monitorar a reação a "Turistas" no exterior. "Recebemos muitas manifestações de pessoas que viram o trailer e ficaram preocupadas com a imagem do Brasil retratada no filme", explicou ao G1 a presidente do órgão, Jeanine Pires.
Caipirinha envenenada
Escrito por Michael Ross e dirigido por John Stockwell, o filme promete clichês já conhecidos sobre o Brasil - intensificados pela trama de terror: a caipirinha está envenenada, os índios são aliados de capangas traficantes de órgãos, e alguns dos ''bad guys'' hablan español. A Amazônia fica ao lado do Rio de Janeiro, conforme lembrou a presidente da Embratur.
"Ainda não se sabe qual vai ser a bilheteria nem a repercussão na imprensa americana", ponderou Jeanine. Ao ressaltar que não cabe à Embratur ser contra qualquer tipo de produção artística, declarou: "Acreditamos que o espectador sabe discernir que este é um filme de ficção".
Para evitar possíveis prejuízos por conta do filme de terror, a Embratur aposta no trabalho da empresa de relações públicas Ogilvy PR, responsável pelo programa "Monitor Brasil", que promove, no exterior, aspectos positivos do turismo brasileiro. "No momento em que o filme entrar em cartaz, o plano é mostrar o que é bom no Brasil", explicou.
Os direitos de exibição de "Turistas" no Brasil foram comprados pela Paris Filmes. O longa deve chegar às salas do país em janeiro de 2007. A reportagem contatou o gerente de marketing da Paris Filmes, Silas Alves, por meio da assessoria de imprensa da empresa, mas ele não quis falar sobre o filme.
Propaganda disfarçada
A Fox Atomic pôs na internet a página paradisebrazil.com, com recursos semelhantes aos de um guia turístico, trazendo números - sem fonte - sobre supostos crimes no Brasil, como o tráfico de órgãos, posts que ridicularizam índios, e um falso alerta do governo americano sobre os perigos do turismo no país. Uma foto no canto do site promove discretamente o filme, sob os dizeres "Turistas go home", com link para o site ''foxatomic.com'' logo abaixo.
A presidente da Embratur disse que não cogita nenhum tipo de reação à página divulgada na web. "Teríamos que entrar na questão da legislação da internet. A empresa que hospeda o site responde às leis americanas, não às leis brasileiras".
Direção: John Stockwell Roteiro: Michael Ross Elenco: Josh Duhamel (Alex), Melissa George (Pru), Olivia Wilde (Bea), Desmond Askew (Finn), Beau Garrett (Amy), Max Brown (Liam), Agles Steib (Kiko), Miguel Lunardi (Zamora), Jorge Só (Motorista de ônibus), Lucy Ramos (Arolea), Andréa Leal (Camila), Diego Santiago (Jacaré), Miguelito Acosta (Jamoru)
Nenhum comentário:
Postar um comentário